quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Em três minutos é possível perceber momentos históricos importantes como a formação e dissolução dos países e as guerras mundiais

Várias fronteiras surgiram e caíram ao longo da história da humanidade. Em especial na Europa, continente de pequena extensão territorial e grande variedade de povos, nações e disputas por interesses diversos.
Parte dessa história pode ser conferida no vídeo abaixo, feito pelo Centennia Historical Atlas, que mostra todas as mudanças geopolíticas que aconteceram no continente desde o ano 1000 até os dias atuais. A peça não traz uma linha do tempo, mostrando em que ano os fatos aconteceram, mas, mesmo para quem não tem um grande conhecimento da história européia, é possível perceber alguns momentos importantes.



Chamam a atenção, por exemplo, a expulsão dos  muçulmanos da Espanha entre os séculos XV e XVI (os primeiros 30s de vídeo); as unificações da Itália e da Alemanha no final do século XIX (por volta dos 2min45s de vídeo); a eclosão da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, com as consequentes mudanças bruscas no território alemão (a partir dos 2min50s); e a desintegração da Iugoslávia na década de 1990 (últimos 15s de vídeo).
Assista ao vídeo e descubra como pode ser efêmera uma linha que divide dois países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário