terça-feira, 10 de setembro de 2013

Os níveis de sociabilidade do autista

Os níveis de sociabilidade do autista
As pessoas não se dividem entre autistas e não autistas, entre sociáveis e não sociáveis. Há um amplo espectro, diferentes níveis de sociabilidade entre alguém que, por exemplo, sofre síndrome de Asperger e uma pessoa muito sociável e extrovertida e que fala mais do qeu a boca.

Se avançamos por este raciocínio, poderíamos encontrar pessoas excêntricas que não receberiam um diagnóstico por transtorno do espectro do autismo, mas que, no entanto, se apartam de sua comunidade. Algumas destas pessoas poderiam ser diagnosticadas com um trastorno de personalidade esquiva.

E poderíamos seguir encontrando degraus de introspecção, tal e qual tenta explicar Thomas Armstrong em seu livro The Power of Neurodiversity:

"Avançando ainda mais por este contínuo, acharemos indivíduos que podem ter bons relacionamentos com outras pessoas, mas que são muito introvertidos por temperamento e preferem ficar sozinhos. Depois, gradualmente, observaremos níveis crescentes de sociabilidade nos indivíduos, até chegar em última instância à pessoa muito sociável; inclusive, para além, à pessoa muito sociável.

O caso é que as pessoas com deficiência não existem como ilhas de incompetências totalmente separadas dos seres humanos normais. Em vez disso, existem ao longo de contínuos de concorrência, no qual o comportamento normal não é mais que uma parada no caminho."
Para estabelecer o delimitador de autismo de uma pessoa emprega-se o chamado teste do "Autism Spectrum Quotient", ou Quociente de Autismo (QA). O teste consiste em responder 50 perguntas sobre nós mesmos em uma página web. O resultado é um número que pode oscilar entre 1 e 50. Quanto mais alto for o número, mais próximos estaremos do autismo. Por suposto o Teste de QA pode ser feito nesta página e, se possível, não deixe de comentar o seu resultado (o meu foi 23).

Ao ser uma simples auto avaliação, não é precisamente uma análise muito científica, mas sem dúvida oferece pistas sobre nossa personalidade e uma aproximação de nosso QA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário