segunda-feira, 21 de março de 2016

Biblioteca do Marxismo: + de 1300 livros para download gratuito

Karl Marx, 1818 – 1883. Imagem: Pinterest.
O Marxismo é uma teoria revolucionária proposta por Karl Marx e Friedrich Engels. Ambos, amigos, reuniram a filosofia alemã e a crítica à economia política inglesa, juntamente com aspectos políticos franceses e ingleses, para dar vida a uma das maiores invenções na filosofia moderna.
Entenda um pouco do nascimento do marxismo e baixe quantos livros quiser na biblioteca do marxismo, disponível no fim da matéria.

Índice

A teoria do marxismo

Marx fundou uma nova ciência: a ciência da história. Vou ilustrar isso. As ciências com as quais somos familiares têm seus alicerces em alguns “continentes”. Antes de Marx, dois desses continentes haviam sido abertos ao conhecimento científico: o continente da matemática e o continente da física. O primeiro pelos gregos (Tales), o segundo por Galileu. Marx abriu um terceiro continente ao conhecimento científico: o continente da história [Louis Althusser, A Filosofia Como Uma Arma Revolucionária]
O marxismo nasceu no século XIX, em meio a miséria da classe operária, com jornadas de trabalho de 14 à 16 horas diárias, e entre as revoluções de 1848, em que a burguesia experimenta pela primeira vez o medo de ter sua posição dirigente na sociedade destituída.
Segundo Althusser, a “fusão da teoria marxista com o movimento operário é o evento mais importante de toda a história da luta de classes, ou seja, de praticamente toda a história da humanidade”, já que o marxismo atua como arma na mão do proletariado.
A classe proletária não tinha uma forma de se defender sistemática e com pretensões científicas, os poucos pensadores da época que tinham alguma solidariedade aos operários vilipendiados pela camada intelectual eram filiados a órgãos da burguesia, como Fourier e Saint Simon.
Suas análises também não tocavam o ponto-chave: a centralidade da estrutura econômica como determinante social e a luta de classes como motor da história.
Foi somente com Marx e Engels que o proletariado conseguiu vislumbrar alguma esperança em destruir seus grilhões e, definitivamente, se emancipar.
O marxismo figura como uma teoria e uma arma de guerra, uma ciência e uma espada. Não é uma brincadeira acadêmica, apesar de convenientemente estar concentrado nos muros da universidade.
Marxismo é uma teoria da práxis, da prática que se renova a partir da experiência, é uma das formulações teóricas mais estudadas do mundo contemporâneo.
Continue lendo para ter mais de 1300 livros sobre marxismo à disposição para download gratuito.

Biblioteca do Marxismo: mais de 1300 livros para download gratuito

A biblioteca do marxismo é um vistoso drive com mais de 1300 livros de diversos pensadores proeminentes da teoria marxista, como Karl Marx, Friedrich Engels, Lênin, Fredric Jameson, Theodor Adorno, Rosa Luxemburgo, Slavoj Zizek, Alain Badiou, E.P. Thompson entre outros.
Para ter acesso à biblioteca do marxismo, clique aqui.
Acervo fornecido pela fanpage Livros Marxistas.
***
Artigo populares parecidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário